Vale dos Ossos Secos. 

 

 

Ezequiel 37

 

 

1 ¶ Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.

7 Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.

8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.

12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

13 E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

15 ¶ E outra vez veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros.

E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.

17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.

18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?

19 Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.

20 E as varas, sobre que houve- res escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.

21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.

22 E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.

23 E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

24 E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.

25 E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.

26 E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

28 E os gentios saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

 

Passando pelo Vale dos Ossos Secos

 

 

Vamos nesta mensagem analisar um pouco sobre Ezequiel  37. Não são poucas as belas mensagens e ensinamentos que aprendemos com esta passagem, e como a palavra de Deus se renova a cada dia, vamos aprender mais uma vez com ela, analisando mais profundamente cada versículo.

 

 

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a
viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.
Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.

 

 

Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A
seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “.
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”

Ezequiel 37: 1-10

 “A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.”

Existem três principais modos de Deus nos mostrar algo: Através dos sonhos que é quando estamos dormindo, através de visão quando estamos acordados e Deus nos mostra um acontecimento ou situação sem nós sairmos de onde estamos, e tem uma outra maneira que é quando o Senhor no leva com corpo e algum lugar, onde aí não é apenas um sonho e nem uma visão, mas sim é seu corpo que foi transportado para outro lugar. Esse terceiro modo foi com o qual Deus levou Ezequiel a um vale de ossos secos, não foi por sonho nem por visão, Ezequiel deixa bem claro que foi pelo Espírito de Deus que ele acabou num vale de ossos secos. Aprendo algo aqui, que nem sempre é o inimigo que nos leva a vales de ossos secos, muitas vezes é o Espírito de Deus nos leva a estes vales em nossas vida.

 

 

“Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.”

O Vs. 2 nos mostra algo muito interessante, além de Deus nos levar ao vale de ossos secos, Deus nos faz andar de um lado para outro, para presenciarmos bem a situação e sentir na pele que realmente eram muitos ossos secos neste vale.Trazendo para nossa vida o vale de ossos secos são os problemas ao qual somos levados em nossa vida, e que muitas vazes culpamos o diabo de estarmos lá, mas se tivéssemos um pouco mais de discernimento veríamos que é Deus que está nos levando até aqui. Não reclame nem murmure, pois Deus quer fazer uma grande obra neste lugar mesmo que você está, olha o que ele pergunta a você no Vs 3:

“Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver”? ” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.

Ezequiel se colocou no lugar dele, ele não sabia, não ficou dando um de sabido, dizendo sim ou não, muitas veses queremos encontrar resposta pra tudo, mas temos que reconhecer nossas limitações, e saber que muitas veses em nossa vida a nossa unica saída é clamar a Deus e declarar que só o Senhor sabe o que fazer xom estes vales de ossos secos em nossas vidas.

 

 

“Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.Glória a Deus! Os ossos reviveram agora Deus é poderoso! Nada disso, Deus falou tudo isso e nada aconteceu, ou seja, não espere Deus fazer aquilo que Deus ensinou você fazer, Deus nos dá a instrução, mas ele só vai operar quando nós fizermos algo. Foi o que Ezequiel fez no Vs 7:

“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.”

Em primeiro lugar para transformar problemas ao nosso redo,r temos que obedecer as ordens do senhor, Ezequiel não ficou discutindo com Deus perguntando se tinha que ser assim mesmo, ou dando idéia, ele apenas falou o que Deus mandou falar, tem gente que Deus manda fazer algo, e quando vai fazer é uma dificuldade fazer conforme a palavra de Deus, sempre tem que enventar algo. Mas agora sim com a palavra e ação do profeta, os ossos tornaram a se juntar, então profetize declare a vitória sobre sua vida. Se existe algo que está morto, seco em sua vida, seja sua família, seu ministério, seus negócios, ou até mesmo você, profetize! Determine, e esses ossos se juntarão de novo cada um no seu lugar. Mas não terminou ainda veja o Vs 8

 

 

“Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.”

Deus é um Deus de ordem, faz cada coisa na sua vez, primeiro os tendões, depois a carne, nervos e então a pele, aprenda a esperar na sua vida as etapas que Deus faz, não queira colocar pele naquilo que não tem nem carne ainda, Deus não faz nada bagunçado, aprenda a esperar o tempo de Deus para cada coisa em sua vida. Bom está tudo legal agora ossos, tendões, carne, nervos, pele, tudo juntado de novo, o que ta faltando? O espírito nestes corpos, pois não estão mais secos, mas ainda estão mortos. Ainda que você consiga restaurar o que esta perdido, se não tiver o Espírito do senhor e o seu sopro, até vai estar tudo lindo em sua vida, tudo encaixado, todas as peças no seu lugar, sua família restaurado, ministérios todo organizado, negócio funcionando, mas se não estiver o Espírito do Senhor sobre essas coisas, de nada adianta, vão continuar parecendo mortos. Veja o que Deus orienta no Vs. 9

“A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’”

 

Repare que mais uma vez nada aconteceu após a declaração do Senhor, ou seja, até para sermos cheios do Espírito Santo não adianta apenas esperar que Deus faça, a decisão e atitude têm que ser nossa. “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” (Efésios 5:18 NVI) Enchei-vos. É você que tem que se encher, é você que tem que buscar de Deus, conhecer sua palavra, orar jejuar para que sua vida não seja que nem esses corpos que até se juntaram de novo, mas continuavam sem vida.

 “Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”

Mas uma vez a obediencia, e veja o que Deus fez, depois da palavra do profeta, soprou o espírito novamente nos corpos, e eles receberam vida e se tornaram um grande exército. Não reclame do seu problema, ou da situação que você se encontra, se você está no lugar que Deus realmente te colocou, você tem autoridade para profetizar, ainda que esse lugar seja sem vida, se realmente você está no centro da vontade deDeus você tem auoridade sim, você tem autoridade no seu casamento, você tem autoridade no seu minstério, você tem auroidade na sua igreja, no seu trabalho, agora se você está fora da direção de Deus pode clamar que nada vai acontecer, mas caso contrário, Profetize! Determine! Faça sua parte, o que agora está parecendo um vale de ossos secos muito em breve se tornara um exército numeroso, e Deus vai restituir tudo o que te foi tirado, ainda que você se ache sem futuro sem nenhuma perspectiva, creia busque que Deus vai te levantar como um grande guerreiro.

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 04/05/13

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!