Aba Pai

 

 

O que é Aba Pai

Aba Pai é uma expressão bíblica derivada do termo com origem na língua aramaica “abba” que significa “o pai” ou “meu pai”. A expressão “Aba, Pai” foi utilizada por Jesus Cristo no momento de sua morte quando suplicava a Deus, chamando-o de Pai, conforme descreve o Evangelho de S. Marcos, 14:36:“E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis, afasta de mim este cálice, não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.”

 

 

Aba (aramaico)

 

 

Palavra aramaica que corresponde à forma definida de ’av, significando literalmente "o pai" ou "ó Pai". Era o nome íntimo dado pelos filhos ao seu pai, combinando com a intimidade da palavra portuguesa "papá" ou "papai", retendo ao mesmo tempo a dignidade da palavra "pai', mesmo sendo informal e ainda assim respeitosa. O uso desta palavra era uma forma carinhosa de tratamento, ao invés de um título, e achava-se entre as primeiras palavras que a criança aprendia a falar.

 

 

Uso na Bíblia

 

 

Esta palavra aparece três vezes na Bíblia. Ocorre sempre numa forma transliterada no grego original e frequentemente é transliterada nas traduções em português. Toda vez, o termo é logo seguido pela tradução ho pa·tér em grego, que literalmente significa "o pai", ou, usado como vocativo, "ó Pai". Em cada caso, é usada com referência ao Pai celeste, Jeová, Deus.

O escritor bíblico Marcos registra que Jesus usou este termo ao orar a Jeová Deus em Getsêmani, pouco antes de sua morte, dizendo: "Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice: todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres." 1 Eis aqui o fervoroso apelo de um filho a um pai amado, seguido rapidamente pela garantia de que, em qualquer caso, ele permaneceria obediente.

As duas outras vezes que esta palavra aparece são nas cartas do apóstolo Paulo, em Romanos 8:15 e Gálatas 4:6. Nestes casos, a palavra indica a intimidade da relação dos cristãos com seu Pai, Deus.

 

 

Importância do uso

Ao invés de a verem apenas como uma tradução do aramaico para o grego, alguns veem no uso de "Ab·bá" e de "Pai" juntos, primeiro, o crédito, a confiança e a submissão de um filho, seguidos pelo apreço maduro da relação filial e das suas responsabilidades. Na Bíblia, nos tempos apostólicos, os cristãos utilizavam o termo "Ab·bá" em suas orações a Deus.

A palavra "Ab·bá" veio a ser aplicada como título de honra aos rabinos judeus, nos primeiros séculos da A.D., e é encontrada como tal no Talmude Babilônico. 2 Quem atuava na qualidade de vice-presidente do Sinédrio judaico já tinha o título de ’Av, ou Pai, do Sinédrio. Em períodos posteriores, este título foi também aplicado aos bispos das igrejas cóptica, etíope e síria, e, mais especificamente, tornou-se o título do Bispo de Alexandria, tornando-o assim o "papá" ou "papa" daquela parte da igreja oriental. As palavras portuguesas "abade" e "abadia" derivam ambas da palavra aramaica "ab·bá".

 

 

Romanos 08:32

 

 

Tenho visto que muitos dissidentes usam esta passagem para concluir que o Espírito Santo é um mero poder,ou uma energia,mais será isso uma verdade ou uma falácia a bíblia dá respaldo a estas pessoas? Veja a seguir um breve estudo sobre o tema:

“E, por que vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito
de Seu Filho, que clama: Aba, Pai.ʺ (Gálatas 04:06).

Ora, a Bíblia ensina que o Espírito Santo (Isaias 63:10) é tanto o
Espírito de Deus (Gênesis  01:02  -  Salmos 51:11), como o Espírito de Cristo (Romanos 08:09). Eles estão em uma união tão perfeita e indissolúvel que o que Um tem, o Outro tem. Disse Cristo: ʺTudo quanto o Pai tem é Meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é Meu.ʺ (João 16:15); ʺTodas as Minhas coisas são Tuas e as Tuas coisas são Minhasʺ (João 17:10). Não fala a Bíblia em Cristo Filho de Deus, envolvido com a sombra do Altíssimo (Deus), mas gerado pelo Espírito Santo (de Deus)ʺ? (Lucas 01:35 - Mateus 01:18,20).

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 10/08/14

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!