Buraco da agulha!!!

 

Nós não estamos acostumados em procurar por coisas engraçadas na Bíblia. No entanto Jesus de vez em quando, verdadeiramente contava uma piada. Uma delas lemos em Mateus cap.19, Versos 16-29.

 

Um dia veio um jovem rico conversar com Jesus.

 

 

Primeiro ele pergunta a Jesus o que ele teria que fazer para ser merecedor da vida eterna; Jesus lhe respondeu que deveria guardar todos os mandamentos. «assim tenho feito», disse o jovem. «então vá e vende tudo que tens», respondeu-lhe Jesus, «e dê o dinheiro aos pobres, então vem e segue-me».  Mas a ele não lhe era possível agir assim, porque era demasiadamente apegado aos seus bens materiais.  Quando, no entanto ele se foi, voltou-se Jesus para seus discípulos e disse - lhes: «é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». 

 

Um camelo passar pelo fundo de uma agulha?

 

 

Observação estranha! A mim me vem imagens inacreditáveis à mente quando leio este verso.  Quero dizer, como poderíamos passar um camelo pelo minúsculo buraquinho de uma típica agulha de costura?   Teríamos que começar pelo rabo dando uma lambidinha na ponta para que fique bem pontudinho e assim enfiá-lo e enseguida puxá-lo do outro lado?   E se realmente conseguíssemos atravessar o camelo por ali, como seria seu estado depois de ter passado?

 

Estudiosos da Bíblia pesquisaram para nos dar a explicação

 

 

Creia você ou não, existem estudiosos que discutem este assunto e supõem-se que havia naqueles tempos nos muros de Jerusalém uma portinha muito estreita, que provavelmente era chamada de buraco de agulha, pela qual só se podia passar com muita dificuldade.  Supostamente o camelo teria que ser espremido para passar por ela, seria necessário tirar-lhe a cela e colocá-lo de joelhos e assim empurra-lo pela passagem. Mas...  Talvez estejamos nos esquecendo do ponto principal da ideia que Jesus estava tentando dar a seus discípulos.  Ele possivelmente estava tentando faze-los entender que um rico dificilmente encontra o caminho para o reino de Deus, que realmente é quase tão impossível quanto fazer passar um camelo pelo fundo de uma agulha. Hoje em dia provavelmente usaríamos o termo: «é tão difícil como fazer passar uma minhoca por um canudinho...»  Os discípulos conheciam Jesus bem o suficiente para entenderem seu raciocínio.  Eles sabiam que ele falava de algo muito impossível ou bastante difícil de acontecer.  E quando enfim pararam de rir (segundo a tradução Ken-Davis-), disseram eles: “quem poderá então salvar-se?”. (Mateus 19:25).

 

Como Deus é

 

 

Acho boa a resposta de Jesus: «isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.» (Mateus 19:26).  Isto não é forte? É igual o quão distante se encontra alguém de Deus, o quanto ele não gosta de renunciar as coisas que estão entre ele e Deus; mesmo assim o amor de Deus pode perfurar esta barreira na vida desta pessoa.   Talvez também na sua vida seja o dinheiro que se encontra entre você e Deus, talvez seja algum tipo de vício como drogas, ou qualquer tipo de coisa como o reconhecimento, roupas, a televisão, a falta de consciência do seu valor, revoltas, orgulho ou até mesmo a ganância.  Seja o que for, Deus pode vencer tudo isto, talvez você não esteja nesta condição, mas Deus esta, pois para Deus todas as coisas são possíveis.  O que tem se colocado na maior parte do tempo entre você e Deus? Um relacionamento?  Bens que te pertencem? O teu amor ao dinheiro, amor ao sucesso ou qualquer outra coisa?  Também tudo isto Deus pode vencer por você; não, porém se você se afastar dele com tristeza, como o jovem rico desta história, você precisa entregar tudo a Ele.  E eu espero ainda pelo grande acontecimento, o que vem após o camelo ter passado forçadamente por aquele buraco da agulha, fino, exprimido, cumprido e bastante desgastado...

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 02/06/14

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!