Língua - Espada de dois gumes

 

 

Basicamente nos relacionamentos humanos vivemos uma espada de dois gumes: a fala e as ações.

A fala pode ser usada como instrumento de coerção para ameaçar bem como punir aqueles que não fazem a vontade de quem fala, mas também serve como sistema de comunicação das mentiras, verdades, além de expressar intenções do próprio coração. A Bíblia diz: “A boca fala do que o coração está cheio” Mateus 15:18 .

A fala ainda pode atuar com o propósito de convencimento ou uma arma letal, e nisso temos uma advertência: “Do que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma” Provérbios 21:23. Em resumo, a fala é um instrumento com poder para ser usada para o bem e para o mal, depende de sabermos fazer uso e escolher o alvo que almejamos atingir.

Mas existe ainda uma função da fala: segurar, às vezes até manipular a sua mente e o seu coração para ir ao encontro das intenções de quem dirige a palavra. Não que seja ruim essa função, desde que as ações estejam caminhando para andar em harmonia com a fala.

E então, chegamos às ações. As ações são como gritos para quem observa de fora. Através delas conhecemos verdadeiramente alguém, ninguém pode se esconder das suas próprias ações. Você pode enganar com a fala, talvez não por maldade, no entanto, por medo, insegurança, mas a mensagem que fica é ser impossível enganar quem quer que seja com as ações.

Isso vale para tudo, desde a esfera espiritual, passando pela profissional e alcançando a afetiva. As ações são a expressão clara de quem somos naquele momento, independente de fatores correlacionados a família, igreja, sociedade, e até mesmo Deus. Não que esses fatores não justifiquem as ações, mas o que é mostrado é o que capturado e entendido aos olhos humanos, recebendo impacto positivo, neutro ou negativo nos relacionamentos.

O problema se inicia quando as ações não sinalizam que vão de encontro com a fala e aí caímos na incoerência tendo como resultado direto, a perda de confiança de quem fala, e aqui é que mora o perigo. Podemos entrar num estágio que a ciência chama de desapego apropriado, que em poucas palavras significa: “nada do que eu faço mostra que sua fala e suas ações passam a andar em harmonia, então, eu simplesmente paro de fazer”.

E o próximo passo é o afastamento daqueles que se mostram incoerentes com suas ações e falas. Vivemos esse cenário no dia a dia, e precisamos cuidar para não viver a desarmonia entre nossas fala e ações. Guarde que somos observados aos detalhes, e depende de nós escolhermos andar no caminho do bem, procurando conciliar fala com ações, ou no caminho do mal, sendo incoerente no que falamos e agimos.

Faça hoje uma reflexão das suas falas e ações, e modifique uma ou outra para se estabelecer a harmonia, naquela que lhe for mais saudável e mais verdadeira para você e também para o seu Deus.

 

Podemos considerar nossas vidas como um espelho, onde recebemos de volta as imagens que projetamos; onde as palavras duras, geram reações agressivas, mas palavras suaves geram atitudes gentis. A língua pode ser considerada como uma espada de dois gumes, pois a mesma língua que acalma, desvia o furou e traz esperança, pode ser a mesma língua que mata e fere a alma. Traz a alegria mas também provoca a dor.



Versículos relacionados:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio." Galatas 05:22.

 

"E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade."  2 Pedro 01:60.  
 

"Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." Filipenses 01:11.

 

As palavras do tagarela ferem como espada de dois gumes, todavia a língua dos sábios promove a cura, Provérbios 12:18.

 

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.Provérbios 15,01.

 

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.   A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.   Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;  Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.   Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.  De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim, Tiago 03:05,10.

 

A Lição do Mendigo

 

 

Um mendigo sentava-se na calçada, sempre num lugar onde passavam muitas pessoas. e ao lado, colocava uma placa com os dizeres:

“Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem-humorado”.

Algumas pessoas olhavam intrigadas, outras o achavam doido e outras até lhe davam dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que, a cada dia, a quantia era maior.

Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava, há algum tempo, aproximou-se e disse-lhe:

– Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?

– Vamos lá. Só tenho que ganhar!

Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa. Daí em diante, sua vida foi uma sequência de sucessos e, em pouco tempo se tornou um dos sócios majoritários. Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu como conseguira sair da mendicância para tão alta posição:

– Bem, houve uma época em que eu costumava sentar-me nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia:  “Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados! Mal consigo sobreviver!”

– As coisa iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia:

“Tudo o que você fala a seu respeito vai-se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua aparência, afirme que é bonito. Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero.”

– Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa, e a partir desse dia, tudo começou a mudar. a vida me trouxe a pessoa certa para tudo de que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O Universo sempre Apoiará tudo o que Dissermos, Escrevermos ou Pensarmos a Nosso Respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. Ele Materializa em nossa vida Todas as nossas crenças, Positivas ou Negativas.

Uma repórter, ironicamente, questionou:

– O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?

O homem de bom humor respondeu:

– Claro que não, minha ingênua amiga! Primeiro eu tive que acreditar nelas!

“A cada degrau da vida, veja a beleza que ela lhe oferece.”

 

 

Conclusão:

Quando o sentimento de furor tentar atingi-lo, use como escudo a resposta branda e fuja do jogo da provocação. Controle a ira, pois ela pode destruir não só  quem a recebe, mas também quem a projeta. Quando você estiver enfrentando dificuldades, assim como a lição do mendigo, mude seu jeito de declarar sua história.

É um grande desafio controlar este sentimento e a auto-resposta, mas com a ajuda do  Todo Poderoso podemos receber os dons do Espírito Santo e afastar as obras da carne, que trazem destruição ao templo de Deus e nos afasta d’Aquele que nos criou.

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 14/05/15

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!