Tolerancia

 

 

A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.

Do ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária de aceitar valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.

 

 

O conceito de tolerância se aplica em diversos domínios:

 

 

  • Tolerância social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que é diferente de seus valores morais ou de suas normas.

  • Tolerância civil: discrepância entre a legislação, a sua aplicação e a impunidade.

  • Tolerância segundo Locke : «parar de combater o que não se pode mudar».

  • Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.

  • Tolerância farmacológica ou medicamentosa: diminuição da responsividade a um fármaco, ou seja, a diminuição do efeito farmacológico com a administração repetida da substância.

  • Tolerância técnica: margem de erro aceitável (ver Tolerância (engenharia)), ou capacidade de resistência a uma força externa.

  • Tolerância: em gestão de riscos constitui o nível de risco aceitável normalmente definido por critérios pré-estabelecidos.

 

 

TOLERÂNCIA na Biblia

 

 

 Definição: Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados; sem arbitrariedade (preconceitos, discriminação). Na Bíblia, longanimidade e paciência estão relacionados com tolerância a outros.

Ser tolerante significa ter amor e consideração por aqueles que não são como nós.

 

 

· Mateus 5:43-47 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 45 para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. 46 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os cobradores de impostos também o mesmo? 47 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também assim?

· Romanos 12:18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. [Ver também Sl 34:14.]

· Romanos 14:2-6 [Os ensinamentos de Paulo sobre tolerância:] Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, pois Deus o recebeu por Seu. 4 Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai. E estará firme, pois poderoso é Deus para o firmar. 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. [Às vezes precisamos simplesmente “concordar em discordar” em pequenos assuntos.] 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

 

 

· 1 Coríntios 3:1-5 [Ser intolerante em relação às diferenças das pessoas é sinal de imaturidade.] Eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2 Com leite vos criei, e não com alimento sólido, pois ainda não estáveis prontos para isso. Com efeito, ainda agora não estais prontos. 3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens? 4 Pois dizendo um: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não sois carnais? 5 Afinal de contas, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e isto conforme o que o Senhor deu a cada um?

· Filipenses 3:15 [Em certas ocasiões quando existem diferenças de opinião, precisamos simplesmente deixar o Senhor mostrar às pessoas se estão certas ou erradas.] Todos quantos somos perfeitos [maduros] tenhamos este sentimento. E, se pensais de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.

· 1 Tessalonicenses 5:15 Vede que ninguém retribua a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.

· Hebreus 12:14 Segui a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor.

 

 

2. Ser tolerante significa ser paciente e perdoar os erros dos outros.

· Mateus 18:21,22 Então, Pedro, aproximando-se, Lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

· Lucas 17:4 Se pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia vier ter contigo, e disser: Arrependo-me; perdoa-lhe.

· Romanos 15:5 [Estar ciente da paciência de Deus para com os nossos erros e pecados ajuda-nos a ser tolerante.] Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

· 1 Coríntios 13:4a,7 O amor é paciente, é benigno. … 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

· 2 Coríntios 6:4,6 [Bons líderes têm muita paciência e tolerância.] Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, … 6 na pureza, no saber, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.

· Efésios 4:1b,2 Andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

· Colossenses 3:12,13 Portanto, como eleitos de Deus, santos, e amados, revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.

3. Ser tolerante significa ser compreensivo com os mais fracos.

 

 

· Romanos 14:1 [A Palavra nos encoraja a tolerar as fraquezas uns dos outros, a menos que se trate de manifestar dúvidas ou semear discórdia.] Ora, quanto ao que é fraco na fé, recebei-o, mas não para condená-lo em questões discutíveis. [Ver também Jó 4:3,4.]

· Romanos 15:1,2 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

· Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi o tal com espírito de mansidão. Mas olha por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

· 1 Coríntios 10:23,24 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam. 24 Ninguém busque o proveito [bem-estar] próprio, antes cada um o que é de outrem.

4. Para ser cativante, atenha-se a questões nas quais concordam e nas coisas que têm em comum.

· Lucas 9:49,50 [Jesus enfatizou o positivo:] João disse: Mestre, vimos um homem que em Teu nome expulsava demônios, e nós o proibimos de fazer isso porque não segue conosco.
50 Jesus lhe disse: Não o proibais, pois quem não é contra vós é por vós.

· Romanos 14:19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

· 1 Coríntios 9:19-22 [Paulo era adaptável, relacionando-se com as pessoas no seu nível em vez de esperar que elas se adaptassem a ele. Agindo assim ele pôde ganhar para Cristo muitos que de outro modo não teriam dado atenção à mensagem.] Embora eu seja livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me fraco para com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios, chegar a salvar alguns.

· Efésios 4:3 Procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

· Filipenses 1:15-18 [Paulo demonstrou grande tolerância para com outros cristãos, alguns dos quais até se opunham a ele:] Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros, de boa mente. 16 Estes, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. 17 Aqueles, contudo, anunciam a Cristo por contenda, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas cadeias. 18 Mas que importa? contanto que Cristo, de qualquer modo, seja anunciado, ou por pretexto ou de verdade, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei.

· Filipenses 4:8 [Procurar o bem nos outros nos ajuda a tolerar as suas fraquezas e erros.] Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

5. O Senhor espera que sejamos tolerantes, assim como apreciamos a tolerância dos outros.

· Levítico 19:34a [Tolerância se adquire colocando-se no lugar da outra pessoa.] Como o natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco. Amá-lo-eis como a vós mesmos, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.

· Mateus 7:2-5 [Se formos intolerantes e nos considerarmos melhores do que os outros, estamos cometendo um pecado ainda maior.] Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido hão de medir a vós.
3 Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, mas não percebes a trave que está no teu? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão.

· Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas.

· Lucas 6:31-33 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. 32 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aos que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo.

6. Você não deveria tolerar o mal ou ações más deliberadas.

· Gênesis 6:3a [Desobediência e rebelião contínuas acarretarão a retribuição do Senhor.] Então disse o Senhor: Não permanecerá o Meu Espírito para sempre com o homem.

· Neemias 13:28 [Neemias expulsou de seu convívio alguém que abriu concessões, um traidor que, embora filho do sumo sacerdote, casou-se com a filha do arquiinimigo de Israel, Sambalate:] Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, era genro de Sambalate, o horonita, pelo que o afugentei de mim.

· Salmo 101:3b-5 [O rei Davi jura a Deus que não vai tolerar nem transigir com encrenqueiros retrocedentes:] Aborreço as ações daqueles que se desviam; nada disto se me pegará.
4 Longe de mim o coração perverso; não conhecerei o mal.
5 Aquele que difama o seu próximo, às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o sofrerei.

· Provérbios 29:1 O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será destruído de repente sem que haja cura.

· Isaías 42:14 [Deus demora para ficar zangado, mas quando finalmente julga, é de forma bem completa e rápida.] Por muito tempo Me calei, estive em silêncio, e Me contive. Mas agora darei gritos como a que está de parto, arfando e arquejando.

· Isaías 63:9,10 [Primeiro, o Senhor é compassivo e bem compreensivo, mas se nos rebelarmos constantemente contra o Seu Espírito, podemos contar com um castigo.] Em toda a angústia deles foi Ele [Deus] angustiado, e o anjo da Sua face os salvou. Em Seu amor e compaixão Ele os remiu; Ele os tomou, e os conduziu todos os dias da antigüidade. 10 Contudo eles foram rebeldes e contristaram o Seu Espírito Santo. Pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles.

· Provérbios 22:10 [Chega uma hora quando precisamos jogar fora as laranjas podres da caixa.] Lança fora o escarnecedor, e se vai a contenda; cessam a questão e a vergonha.

· Mateus 18:15-17 [As diretrizes claras de Jesus para disciplinar erros dos irmãos.] Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só. Se te ouvir, ganhaste a teu irmão. 16 Mas, se não te ouvir, leva contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 E, se não as ouvir, dize-o à igreja; e, se também não ouvir a igreja, considera-o como gentio e cobrador de impostos.

· Romanos 16:17 [Paulo nos avisa para não coexistirmos com aqueles que continuamente causam divisão entre os irmãos.] Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles.

· Mateus 4:9-11a [Não dê ouvidos ao Diabo nem o tolere:] E Lhe disse: Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. 11a Então o diabo O deixou.

· Efésios 4:27 E não deis lugar ao diabo.

· 2 Tessalonicenses 3:6,14,15 [Problemas graves justificam uma excomunhão, mas mesmo assim as pessoas deveriam ser tratadas com amor fraternal.] Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. … 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe. 15 Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão. [Ver também 1Co 5:11-13; 1Tm 6:5.]

· Apocalipse 2:21,22 [Eu, Jesus] Dei-lhe [à igreja desviada de Tiatira] tempo para que se arrependesse da sua imoralidade, mas ela não quer se arrepender. 22 Portanto, lançá-la-ei num leito de dores, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram [espiritualmente], caso não se arrependam das obras que ela incita.

7. Deus tem amor, paciência e tolerância sobrenaturais conosco. Deveríamos agir da mesma forma com os outros.

· 2 Crônicas 7:14 Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar e buscar a Minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

· Salmo 86:15 Mas Tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, lento para irar-se, e abundante em amor e fidelidade.

· Salmo 103:8-10 Compassivo e piedoso é o Senhor, lento para a cólera, e abundante em amor. 9 Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a Sua ira. 10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades.

· Isaías 48:9 Por amor do Meu nome, retardo a minha ira e por amor do Meu louvor me contenho para contigo, para que não te venha a exterminar.

· Atos 17:30 [A tolerância de Deus também depende do nosso grau de conhecimento da verdade:] Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam.

· Romanos 2:4 Ou desprezas tu as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?

· Romanos 5:8 Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

· 2 Pedro 3:9 O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia. Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

8. Ser tolerante e esforçar-se por manter a paz gera bênçãos e felicidade.

· Provérbios 12:20b Alegria têm os que aconselham a paz.

· Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade.

· Colossenses 1:11 [Sejam] corroborados com toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo.

· Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 21/07/14

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!