MENTIRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

 

"O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos "Salmos 101:07.

 

O ato de mentir, segundo o dicionário, é enganar, ser falso, impostor, fraudulento.

 

Existem várias causas que levam uma pessoa a mentir e enganar.

A falta de temor a Deus e de uma verdadeira conversão.

 

Covardia ou medo do que possa acontecer com ela se falar a verdade.

A falta de confiança e comunhão com Deus. Julgar alguém pela aparência. Ter inveja. Quando a pessoa fica ressentida com outra. Quando não está liberta. Quando satanás enche o coração. Tem muitas outras causas. Mas, a principal, é a falta de caráter.

 

Nos dias de hoje, dentro das igrejas, o que mais tem, são pessoas com esse tipo de caráter. A mentira é tão diabólica que, tanto pode levar para o inferno quem a comete, como também destruir a vida de quem é vítima dela.

 

Veja um dos exemplos da bíblia que foi fatal.

 

"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou... " "...Entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido."Atos 05:01,10.

 

Para eles o final foi trágico. Não deu tempo de se arrependerem.

 

Outro exemplo:

"E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? " Genesis 20:01,04.

 

Deus teve misericórdia do Rei Abimeleque devido a sinceridade do seu coração, revelou a verdade."... Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la. "Genesis 20:06.

 

"Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado?"

 

"Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito. Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa? E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher. E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;" Genesis 20: 09,12.

 

Isto foi uma fraqueza de Abraão. Temer o que o homem poderia fazer com ele se falasse a verdade. E com isso põs em risco uma nação inteira, por causa de sua meia verdade. Deus iria destruir aquela nação se Abimeleque tivesse tido algo com sua mulher Sara."...Por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?"Genesis 20:04. Naquela época ainda não existia a lei de Moisés e para eles era comum fazer esse tipo de coisa. Mas mesmo assim a mentira tinha suas consequências.

 

Veja que Abrão, mesmo falando meia verdade, inocentemente, não foi muito longe, pois o próprio Deus a revelou. Imagine a vergonha e culpa que Abraão sentiu naquele momento! Deve ter se arrependido profundamente pelo que fez. Para eles eram normal fazer esse tipo de coisa, veja que Deus não repreendeu por isso.

 

Isaque também fez a mesma coisa. "Isaque, pois, ficou em Gerar. Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência. Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher." "Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela." "Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito."Genesis 26:06,10.

 

Veja com esses exemplos o que acontece quando uma pessoa mente.

As consequências de uma mentira podem destruir com a vida de uma pessoa. Tudo isso devemos tomar por exemplos para que da nossa boca não saiam palavras mentirosas.

 

Nos dias de hoje a mentira é pecado. "...todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. "Apocalipse 21:08.

 

"Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. "Provérbios 30:06.

 

"A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. "Provérbios 19:05.

 

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 18/08/15

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

vitima da mentira

Data: 04/03/2018 | De: terezinha gomes ferreira

A paz pastor,sou evangelica da igreja mundial do poder de Deus e a uns dias atras ñ pude ir aos cultos por ter feito uma pequena cirurgia de uma biopsia e fiquei sabendo,que um homem obreiro da igreja espalhou aos fieis que eu havia se matadoe as pessoas ficavam ligando para saber o horario do meu velorio e onde seria o seputamento,fiquei muito triste com tudo isto e desacreditada,hoje depois da minha recuperação voltei a igreja e causei sem querer um mal estar nas pessoas,pois ninguem me sal dou e os que olhavam se via pavor,me senti como um fantasma,ate mesmo a esposa deste mal carater chamado sebastião quae enfartou quando me sentei ao lado dela,ate o momento ainda estou impactada,agora lhe peço um favor oque fasso?achas que devo levar este problema ao meu pastor?sera que este mau carater de obreiroo tera oque merece por ter ñ so inventado uma mentira ,mas como ter desejado a minha morte.Pst Rogerio,tenho 59 anos e venho sofrendo a 7 anos com um A.V.C Isquemico que me deixou hemiplegica e o Deus da minha vida é maravilhoso e me ama muito,pois voltei a vida e sei que o proposito dele na minha vida é grandioso deixo aqui meu email-thetchuca@hotmail .com.obrigada por ter me dado esta oportunidade de falar sobre este assunto,gostei muito do seu site e estarei sempre aqui,ABRAÇOS e a paz

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!