Cutelo

 

 

Instrumento cortante, semi-circular, cozinha - cutelaria - (faca de lâmina retangular com afiação de um só lado) utilizado, sobretudo, para cortar ossos.   Tambem possui gume na parte convexa, e que servia antigamente nas decapitações, e é hoje utensílio especial de cortadores e correeiros. (Aquele que faz ou vende correias ou outras obras de couro).

 

 

Usado, por exemplo, na indústria de abate e beneficiamento de carnes e por açougueiros e feirantes, entre outros.  No Brasil é também conhecida como "faca de açougueiro" ou facão com lâmina retangular.

 

 

É usado principalmente na culinária oriental, porém com uma lâmina menor e mais leve e sem o característico furo em sua extremidade superior ( normalmente arredondada, na versão ocidental ) cujo propósito é mantê-lo pendurado em um gancho.

 

 

Existem vários tipo de cutelo, como por exemplo para cortar temperos, legumes, carnes e ossos.

 

 

Cutelo leve: utilizado para cortar alimentos mais delicados, tais como vegetais e alguns tipos de queijos.

 

Cutelo de peso médio: mais pesado, é utilizado para picar legumes e carnes. Pode ser usado para moer temperos e carnes e cortar peças grandes de queijo.

 

Cutelo pesado: usado para tarefas de cozinha mais pesadas, tais como cortar ossos de animais. A sua utilização requer atenção especial, experiência e habilidade.

 

Segundo a Bíblia,

 

 

o cutelo foi usado por Abraão quando foi oferecer o seu filho Isaque ao Senhor Deus, embora não o tenha usado no sacrifício.

 

Gênesis 22:01,19  (E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.  E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

 

 

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.  Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.  E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

 

 

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.  Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

 

 

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.  E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

 

 

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.  Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus. E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.   Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.  Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.

 

 

e em Juízes 19:29 (Chegando à sua casa, tomou um cutelo, dividiu o cadáver de sua concubina, membro por membro, em doze partes, e enviou-as por todo o território de Israel).

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 19/04/14

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!