A ORACAO DO SERVO DE DEUS TEM PODER

 


Tiago 5: 13-17

“ Está alguém entre vós doente?chame os presbíteros da igreja,e estes façam oração sobre ele,ungindo-o com óleo em nome do Senhor .E a oração da fé,salvará o enfermo,e o senhor o levantará,se houver cometido pecados,ser-lhe-ão perdoados”. Tiago 5: 14,15 Amados leitores,muito obrigado mais uma vez,por orar por mim,pedindo a Deus que me use para que o seu povo espalhado mundo possa ser abençoado pelo poder do Espírito Santo e de sua maravilhosa palavra.Como é cediço de todos,já fiz minha costumeira oração para que Deus visite o seu povo abençoando neste dia,através da meditação de sua palavra. Hoje avaliaremos o poder da oração,e Tiago foi o autor escolhido,por causa de sua pragmaticidade.

 

ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS ALEGRE? CANTE LOUVORES

Tiago começa,informando sobre dois estados em que um crente pode estar,ou alegre ou sofrendo e doente.Se o crente estiver alegre,ele deve cantar louvores,mas cantar louvores a quem?a quem lhe proporcionou esta alegria.Amado leitor,como voce acordou hoje?voce está alegre?então deixe o mundo inteiro saber quem lhe proporciona tanta alegria.E por voce está alegre?certamente por que voce está vivo,enquanto neste mesmo dia milhares de pessoa passaram para a eternidade,provavelmente voce está alegre,por que voce está se dirigindo ao seu trabalho,exercendo a sua profissão,ganhando honestamente o seu dinheiro,para sustentar sua família e a obra de Deus.Certamente voce está alegre,pois Deus lhe deu uma família que preenche a sua vida,trazendo-lhe alegrias que voce sozinho jamais teria.Provavelmente voce está alegre,pois Deus salvou voce da vida que voce levava,e hoje voce frequenta uma igreja onde Deus é honrado e adorado,e voce é um destes adoradores. Amados leitores não temos tempo suficiente para fazer um causuísmo de todos os motivos que trazem alegria para o seu dia,voce pode completar a lista agora mesmo,e louvar a Deus.
Se voce está alegre,voce deve louvar ao Senhor,louve ao Senhor em casa no meio de sua família,mas também voce pode louvá-lo no meio de seus colegas de trabalho,não existe evangelismo melhor.Louvar a Deus no meio da congregação é mais fácil,porque voce está no meio do povo de DEUS,mas louvá-lo no meio dos ímpios tem um efeito poderoso,fazendo com que as pessoas que ouvem voce louvar a Deus,se sintam curiosas em saber porque voce é tão alegre.

 

ESTÁ ALGUEM ENTRE VÓS SOFRENDO FAÇA ORAÇÃO

Se ao invés de estar contente voce está sofrendo,existe solução para voce,a solução é orar.Amado leitor,um dos benefícios que recebemos com a vinda de Cristo a terra é a oportunidade que temos de orar,conversar pessoalmente com Deus sem intervenção de terceiros e sermos ouvidos por ELE.Este privilégio pode ser usado a qualquer hora do dia.DEUS é a pessoa mais busy (atarefada ) do planeta mas é a pessoa mais acessível do universo.Tente marcar um apontamento com o diretor de uma empresa importante,ou um deputado,senador,prefeito ou governador,voce tem que marcar um apontamento,e só pode falar por alguns minutos,e não terá a garantia de ver seu pedido atendido,mas com Deus é diferente,ele te ouve,te trata com respeito e amor, e se o que voce pedir está dentro do limite de sua vontade,voce pode ter certeza de que será atendido.
Amado leitor,quem sabe hoje voce não está tão alegre como ontem,talvez voce esteja sofrendo por ameça de perder seu emprego,ou de uma alta dívida que tem que ser paga mais voce não o dinheiro para pagar,ou talvez voce descobriu que algum membro de sua família está atravessando algum motivo difícil,amados não se desesperem,com DEUS sempre há solução para qualquer problema,confie nele,busque a Deus em oração.Temos que fazer da oração nosso modus vivendi ( modo de viver ),como servos de Deus mantemos relacionamento com Deus orando,desta forma falamos com DEUS ou meditando em sua palavra,desta forma,Deus através do Espírito Santo,nos ensinará o que a bíblia diz.Amados não deixem que a tristeza e o desespero tomem conta de vossos corações,a fé em Deus deve dominar vosso espírito. Amados leitores,voce nem sempre precisa pedir alguém para orar por voce,mas voce mesmo pode fazer isto. Deus não se preocupa com o seu nível social,intelectual ou espiritual,Deus entende todos os idiomas,portanto não se preocupe com o idioma usado,Deus não é surdo,portanto voce pode falar com ele em voz baixa.Deus não recriminará voce por estar orando de madrugada,pois ELE não dorme e nem descansa,ele está 24 horas por dia a disposição de seu povo.

 

ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS DOENTE?CHAME OS PRESBÍTEROS

No verso anterior Tiago fala da possibilidade de alguém estar sofrendo,portanto esta pessoa sofre mais tem condições de se movimentar e ir inclusive para o templo para orar,mas Tiago agora fala da possibilidade de alguém estar doente,e não puder talvez se locomover até o templo para orar ou receber oração,neste caso,a solução é “ chamar os presbíteros da igreja “.Se o enfermo puder ir ao templo,os presbíteros devem ser chamados para orar por eles,mas se o doente não puder ir ao templo,os presbíteros devem ir ao encontro do enfermo.A palavra para grega para doente aqui é “ asthenei “.Esta palavra ocorre em uma variedade de contextos,com sentido literal e figurativo,referindo-se a alguem que está doente fisicamente ou espiritualmente.  Porque os presbíteros devem ser chamados para orar pelos enfermos?porque eles são pessoas separadas por Deus para servir ao seu povo,inclusive nos momentos de enfermidade.Jamais um servo de Deus vai convidar um monge budista,um pai de santo,ou um líder do Islã para cuidar de suas necessidades,mas um servo experiente de Deus,terá sempre algo da parte de Deus para dizer ou fazer.Os presbíteros intercederão pelo enfermo ao médico dos médicos.Se tem alguém no universo que conhece o corpo humano,esta pessoa é DEUS,ele criou o corpo humano,e conhece tudo,portanto se alguma anormalidade tiver,ele saberá imediatamente que mal a pessoa tem e como curá-la.Deus não precisa de remédios,não precisa de raio X,não precisa de exames,de chekups,DEUS é o melhor médico que alguém pode ter.Sabemos que algumas pessoas quando estão enfermas,vão a centros espíiritas e curandeiros,o contato do enfermo com estas pessoas que invocam espíritos imundos,só trará mais problemas para estes,a melhor opção é pedir a intervenção divina,pois ela só traz benefícios para o nosso corpo,alma e espírito.  Amados leitores,não podemos nos esquecer de nossos médicos terrenos,que tem sido verdadeiros instrumentos de Deus para o nosso bem estar.Nosso médico principal é DEUS,mas nosso médico terrestre,é um profissional que estudou e estuda o corpo humano,e tem sempre conselhos importantes para o nosso bem estar físico.Se seguirmos seus conselhos,podemos evitar muitas enfermidades físicas.

 

QUEM SÃO OS PRESBÍTEROS DA IGREJA?

Os presbíteros são mencionados pela primeira vez em Atos 11:30,como líderes reconhecidos da igreja,eles eram líderes da igreja,antes dos diáconos e e bispos.Portanto a palavra presbítero hoje pode ser substituída pela de líder espiritual.Como as denominações tem nomes diferentes para suas lideranças,no caso de enfermidade de um membro da congregação,o líder da congregação deve ser chamado,e este pode indicar outros líderes para substituí-lo,o que não pode é pessoas inexperientes e que não fazem parte do rebanho de JESUS ministrar a cura em nome de Deus.Enfermidade é um assunto sério,se não tratada,dependo da enfermidade e do estágio em que esteja pode levar a morte da pessoa,portanto convidar os líderes da igreja pode levar o enfermo a cura.O líder experiente da igreja terá da parte de DEUS além da ministração da cura,uma palavra de consolo e de conforto.

 

E ESTES FAÇAM ORAÇÃO SOBRE ELE

O líder experiente da igreja tem um trabalho importante a fazer a favor do enfermo,que é “ fazer oração sobre o enfermo” ou seja conectar o enfermo com o médico dos médicos,pedindo a intervenção de DEUS com relação a aquela enfermidade.Este é um trabalho espiritual com consequências físicas,ou seja no corpo do enfermo.Praticamente em todas as religiões,existem aqueles que dizem ter este poder da cura.Sempre ouvimos de pessoas enfermas que foram curadas por pais de santo,ou em alguma mesa branca.Amados leitores,como é bom saber que podemos contar na casa de Deus com os presbíteros (líderes),como é bom saber que Deus separou pessoas em sua casa que oram em nome de Jesus e as pessoas que receberam aquelas orações são curadas por Deus.
Amado leitor,quem sabe voce se sente enfermo agora?voce já visitou o seu médico?que bom voce agiu com sobriedade,mas que tal pedir o seu pastor para orar pr voce?porque não pedir a alguem que constantemente está presença de Deus para que ore sobre voce?faça isto,voce só terá benefícios agindo desta forma,lembre-se é a bíblia sagrada quem está sugerindo que os presbíteros sejam chamados e orem pelos enfermos,Se Deus está aconselhando desta forma,é porque desta forma os resultados virão.Amados nunca sejam tentados a chamar falsos curandeiros e pessoas que dizem ter simpatias e porções mágicas para a cura,cuidado com operações espirituais exercidas por pessoas que são possuídas por demônios,lembrem-se demônios não são amigos de DEUS nem da humanidade,se por acaso estão curando alguém,certamente não estão curando ninguem,mas apenas enganando, mascarando, fingindo,a cura verdadeira vem de DEUS,este traz cura completa,do corpo,da alma e do espírito. Amados leitores,amem e valorizem os presbíteros de sua igreja,louve a Deus pela vida deles,seja amigo deles,em sua necessidades,eles terão prazer em orar por voce.

 

UNGINDO COM ÓLEO EM NOME DO SENHOR

Tiago aconselha a chamar os presbíteros e orar sobre o enfermo,mas agora diz que deve orar ungindo com óleo.Jesus instituiu a unção com óleo,o problema hoje é descobrir que óleo deve ser usado.Aqueles que vão a Israel,voltam de lá com garrafas de óleo daquela região e defendem que este óleo é que é realmente ungido,os que não podem ir a terra santa,sobem os montes do Brasil e oram óleo de cozinha ou azeite de oliveira comprado no supermercado e dizem que aquele óleo é ungido,porque recebeu oração no monte e por aí vai.Amados leitores,sejamos sinceros,ninguem tem a fórmula do óleo apropriado para ungir os doentes,se a moda pega,outras pessoas podem usar óleo de avião,óleo diesel,etc..A grande verdade é que o óleo é símbolo do Espírito Santo,e certamente não se pode falar de cura do corpo,da alma e do espírito sem invocar a presença do Espírito Santo.ELE é a pessoa que marcou o batismo de JESUS em forma de pomba,ELE substituiu JESUS em sua função de cuidar da igreja,ELE,diferente do PAI e do FILHO,habita dentro do coração de cada crente, portanto todos os presbíteros que querem orar eficazmente sobre um enfermo,devem ungir com óleo,devem impor as mãos sobre o enfermo como representante do ESPÍRITO SANTO,como todo o crente tem o ESPÍRITO SANTO,o presbítero não estará impondo apenas mãos comuns,mas mãos de representantes do Espírito Santo,com a autoridade de Deus,esta é a unção que se espera de um servo de Deus hoje.De nada vai adiantar alguem derramar litros e litros de óleo de cozinha,ou de dendê,ou de oliveira,ou óleo diesel,se DEUS não estiver na vida daquele ministrador,o máximo que pode acontecer é o doente ficar lambuzado de óleo.

 

UNGINDO COM ÓLEO EM NOME DO SENHOR

Tiago ainda diz algo importante no momento da oração dos presbíteros aos enfermos,ele diz que a cura tem que ser ministrada em nome de uma pessoa,mas não é uma pessoa qualquer,mas esta pessoa,segundo Tiago,tem poder,tem senhorio,esta pessoa tem o título de Senhor.A unção do Espírito Santo deve ser invocada na oração,mas o ministrante deve informar em nome de quem ele veio,e em nome de quem ele ministrará a cura,e porque é importante informar o nome e título daquele que vai curar o enfermo,para que JESUS receba a glória devida ao seu nome, e ninguem mais possa ocupar o seu lugar.Muitas curas são ministradas por aí,mas alguns ministrantes dizem que tem o dom da cura e que podem curar as enfermidades,nenhum ministrante tem dom de cura algum,os servos de Deus,recebem emprestado de Deus capacidades que devem ser usadas para dar glórias a Deus,homem algum deve receber honras e glórias devidas somente a Deus.  Existem enfermidades com várias fontes,algumas enfermidades tem fonte espiritual,a presença de demônios na vida de algumas pessoas trazem enfermidades,quando um servo de Deus está diante de um enfermo deste tipo,ele tem que se apresentar como servo de JESUS,quando as enfermidades são de fonte emocional ou mesmo física,o mesmo princípio deve ser obedecido,os servos de DEUS estarão ali prestando um serviço espiritual para JESUS.

E A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O ENFERMO

Tiago acrescenta um outro detalhe a oração aos enfermos,ele diz que a fé deve estar presente no momento da ministração,mas a fé de quem,do ministrante ou do enfermo?não importa,Lázaro estava morto,e suas irmãs não acreditavam que ele ressuscitasse,neste caso mesmo sem a fé de Marta e Maria Deus resssuscitou-o,o que importou foi a vontade de Deus.Em Mateus 9:27.os dois cegos acreditaram que JESUS poderia curá-los e a fé deles os curou.Em Mateus 8:5:13,o centurião é que teve fé que Jesus poderia curar o seu servo.Em Atos 9:38-43,Pedro retirou os incrédulos e acreditou que Dorcas poderia ser curada,e sua oração da fé trouxe cura a Dorcas.  Observe que a fé é importante e porque?porque fé é a força que leva as pessoas a viverem.Quando as pessoas vivem crendo em DEUS sua vida é um sucesso absoluto.Quando oramos por incrédulos,antes de orar por eles,o plano de salvação deve ser explanado e devemos perguntar a eles se gostariam de aceitar JESUS como senhor,salvador e médico.De que adianta orar por alguém sem que esta pessoa tenha a oportunidade de conhecer JESUS,mas do que a cura do corpo,as pessoas precisam de JESUS para a transformação de sua vida por inteiro.O crente recebe a oração do presbítero,mas naquele momento deve ser lembrado que sua fé tem poder,se o ministrante e o enfermo creem no poder da cura divina,o ambiente de fé é mais propício a cura,mas Deus não está preso a este critério ele pode curar qualquer pessoa e quando ele achar conveniente.

 

E O SENHOR O LEVANTARÁ

Amados leitores percebam aonde Tiago quer nos levar.Primeiro ele diz que deve chamar os presbíteros da igreja,depois diz que deve ungir com óleo,depois diz que tem que usar a fé e agora finaliza dizendo o que trará realmente a cura ao enfermo.Ele diz que “ o senhor o levantará “ .Amados irmãos veja que coisa interessante,a bíblia sagrada diz o que podemos fazer,mas tem coisas que só JESUS pode fazer,a cura verdadeira de um ser humano doente,só pode ser exercida por JESUS.O trecho diz que Jesus levantará o enfermo,mas todas as vezes que orarmos por um enfermo teremos a certeza de que ele será curado?não,JESUS levantaráo enfermo que ele quizer levantar.Amados todos nós que vivemos nesta terra,algum dia teremos que estar diante de alguma enfermidade, nosso corpo morre de velhice,doença ou algo que impeça a continuação de nosso coração e cérebro,portanto quando orarmos por alguem enfermo,aquela pessoa pode simplesmente estar doente e JESUS pode querer curá-la para que as pessoas saibam que ele tem poder para curá-la,ou pode não curá-la e mesmo assim seu nome será glorificado,pois JESUS mesmo passou pela morte e venceu e hoje está vivo pelos séculos dos séculos,estar doente ou morrer por causa de alguma doença não é um mal tão grande,mal grande é quando alguém morre sem JESUS,aì as consequências serão desastrosas.Jesus levantará o seu servo enfermo no momento da oração da fé,ou se permitir que ele passe para a eternidade, JESUS o levantará no dia da ressurreição dos mortos,e os que morreram na fé terão da parte de DEUS um novo corpo,para viverem a eternidade na presença do senhor.  Hebreus 11:13,diz dos heróis da fé: “ todos estes morreram na fé,sem ter obtido as promessas,vendo-as,porém de longe,saudando-as,e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra “.Deus poderia ter intervido e salvado alguns mártires mas não o fez,permitiu que alguns deles que viveram na fé,morressem também na f,alguns deles não viram algumas promessas de Deus se cumprirem,mas morreram sabendo que se cumpririam algum dia,pois DEUS havia prometido,e se prometeu é porque cumpriria.Os que morrem na fé sabem que estão na terra de passagem,mas os céus é seu destino eterno,sabem que para passar para o destino eterno precisam passar pela morte ou estar presente no dia em que JESUS ressuscitar os mortos,desta forma,vivos serão arrebatados depois dos mortos,que devem ressuscitar primeiro. Jesus é quem tem poder para levantar um enfermo,da mesma forma que tem poder para levantar um morto,louvemos a DEUS por que servimos a esta pessoa que tem este poder.Os presbíteros devem orar,mas JESUS é quem pode levantar o enfermo.

 

CONFESSAI OS VOSSOS PECADOS UNS AOS OUTROS

Parece que Tiago sai do contexto e fala sobre um assunto totalmente fora da cura,mas na realidade ele está totalmente contextualizado. Tiago está falando sobre enferemidades de cunho emocional,que tem assolado milhões de pessoas inclusive servos de DEUS e o único remédio para esta doença é confessar,pronunciar,dizer,desabafar sobre os pecados,este pecado traz doenças e separa familiares, irmãos de igreja e amigos. Tiago aconselha aquele que fez mal a alguém que confesse a esta pessoa o mal que fez e peça perdão,se cada um confessar os erros que cometem,mostrando arrependimento, a cura para aquele relacionamento chegará. Mas não basta apenas confessar os erros cometidos,é preciso invocar a intervenção de Deus através da oração,Tiago diz que devemos também orar uns pelos outros,pedindo a intervenção divina,temos a certeza de que o nome de DEUS será glorificado com aquele ato,e temos certeza da eficácia da cura.Milhares de pessoas tem se arrependido de seus atos,até tem pedido perdão aqueles a quem magoaram,mas não oram uns pelos outros,ou por que não são servos de DEUS ,ou por que acham desnecessário,mas Tiago informa que a oração que tem eficácia é a oração do justo.

 

MUITO PODE POR SUA EFICÁCIA A ORAÇÃO DO JUSTO

A oração do justo não pode tudo,mas pode muito.E porque não pode tudo?porque se esbarrará sempre na vontade de Deus,se orarmos e a vontade de DEUS estiver presente,a eficácia da oração se manifestará,mas se Deus não responder da forma que queremos,a oração do justo ainda assima será eficaz,pois Deus a ouvirá sempre,mas nem sempre responderá da forma que queremos.  Deus ouve o justo,ou seja aquele que foi justificado por JESUS,ser justificado é ter passado diante do juiz do universo,e ter sido absolvido de todos os pecados,porque Deus em vez de olhar para os nossos pecados e nos condenar,olhou para JESUS que nos representou na cruz e nos absolve.Deus não vai ouvir orações feitas por pessoas que não são justas.Todas as pessoas são convidadas a abandonar suas religiões e aceitar JESUS como o único salvador de suas vidas,fazendo parte deste grupo,podemos ser ouvidos e atendidos por Deus,é por isto que Tiago mandou que chamassem os presbíteros da igreja e não os líderes de outras religiões.

 

ELIAS ERA HOMEM SEMELHANTE A NÓS

Parece que Tiago está mais uma vez descontextualizado,mas somente para os incautos,uma observação mais cuidadosa mostrará o quanto ele é correto em seu exemplo.Ele fala de Elias,um grande do Velho testamento e um grande exemplo de alguem que ora e é ouvido por DEUS.  Elias era um homem semelhante a nós,este detalhe é de suma importância,a medida em que as pessoas que tem grande espiritual as vezes são adorados pelas pessoas como se fossem DEUS na terra,na realidade,a única pessoa que foi Deus no céu e continuou sendo Deus na terra é JESUS ,os seus servos, mesmo os gigantes,os mártires,eram e são homens semelhante a nós,portanto tudo o que estas pessoas fizerem,DEUS é que deve ser honrado e adorado.Elias tinha realmente poder espiritual,no monte Carmelo era parecia forte e venceu os profetas de Baal,mas ficou com medo das ameaças de morte de uma mulher,exatamente como qualquer um de nós em nossas variações de seres humanos,mas ele era um homem de oração,era um justo a quem Deus ouvia,e ele descobriu que as vezes precisamos orar com insistência para recebermos determinadas coisas de DEUS. Elias orou insistentemente para que não chovesse sobre a terra e DEUS o ouviu e por tres anos e seis meses não choveu.Tiago está nos ensinando a orar a Deus para pedir a chuva ou que deixe de chover ao nosso bel prazer,certamente que não,pois se DEUS for fazer tudo o que queremos,este universo vai virar de cabeça para baixo,mas Tiago está nos ensinando que aquela oração de Elias,que estava dentro da vontade de DEUS foi ouvida,pois a oração do justo pode muito por sua eficácia.Amado leitor se Deus ouviu a Elias,porque não pode ouvir voce hoje?Sim ele pode e tem ouvido,milhões de servos de DEUS diariamente testemunham das respostas que DEUS tem dado as suas orações.Amados leitores,quem sabe DEUS não quer que voce ore mais,DEUS quer ter um relacionamento mais íntimo com voce, e a oração faz isto como nada mais,então se voce ainda não tem sido um homem e uma mulher de oração,comece hoje mesmo faça da oração a sua forma de viver,aprenda a ter paciência,aguardando a resposta,e louve e exalte a Deus enquanto voce não recebe as respostas,viva pela fé e morra por sua fé,Deus sabe recompensar seus servos que vivem e morrem confiando nele.
Amados leitores,obrigado por me acompanhar mais uma vez em minhas reflexões bíblicas,continuem orando por mim,para que DEUS continue me fortalecendo,que Deus abençoe a todos voces,a paz do senhor JESUS CRISTO.

 

 

Pr. Rogério Costa 

       

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

cialis 20 mg cialiswithdapoxetine.com

Data: 11/11/2021 | De: cialis online

<a href="https://cialiswithdapoxetine.com/#">cialis tablets</a> cialis price

cialis generic cialiswithdapoxetine.com

Data: 08/10/2021 | De: cialis online

cialis online https://cialiswithdapoxetine.com/

cialis generic prices

Data: 25/06/2020 | De: AbabaspiliaHard

<a href="https://cialisle.com/">buy cialis 20mg</a>

killer when will generic cialis be available potato

Data: 24/06/2020 | De: AbabaspiliaHard

<a href="https://cialisle.com/">buy cialis</a>

buy online generic cialis

Data: 20/06/2020 | De: AbabaspiliaHard

<a href="https://cialisle.com/">buy cialis online without prescription</a>

Novo comentário