Sintomas de um Cristão Desviado

 

 

Eu não ouço falar muito sobre o perigo do “desvio” hoje em dia. Parece que isso é algo com que meus amigos e eu nos preocupávamos 20 anos atrás. Nós falávamos sobre isso, orávamos contra isso, e procurávamos manter Jesus sempre diante de nós como nossa grande esperança e satisfação.A preocupação não era com cair totalmente fora do mapa espiritual, negando Jesus e mergulhando em pecados escandalosos, mas nós sabíamos que de fato temos corações que são, como o hino diz, “inclinados a se desviar”. E eu não sou melhor hoje do que era naquele tempo.Se há uma consideração particularmente humilhante para um crente com uma mente espiritual, é que, depois de tudo o que Deus fez por ele – depois de todas as ricas demonstrações de sua graça, a paciência e ternura de suas instruções, a repetida disciplina de sua aliança, os emblemas de amor recebidos, e as lições da experiência aprendidas –, ainda existe no coração um princípio, uma tendência para um secreto, perpétuo e alarmante afastamento de Deus.”Mas mesmo que reconheçamos que permanecemos pecadores e que podemos nos encontrar em um perigoso estado espiritual, acaso sabemos como se parece esse estado? Não estou bem certo disso. Alguns o assemelham a um fracasso público, e isso os deixa pensando que estão seguros quando, na verdade, podem estar em um caminho muito ruim. “Muitos são impedidos de vencer seus desvios porque são misericordiosamente guardados de pecados abertos. Se eles tivessem publicamente caído em manifesta iniquidade, eles ficariam vermelhos de vergonha; eles lamentariam sua perversidade diante de Deus e dos homens. Mas, por enquanto, é tudo segredo. Eles são meramente desviados no coração”.

 

 

Como se Parece o Desvio?

 

 

Apresento 39 evidências de uma condição desviada. Ele elabora cada uma delas, mas eu vou apenas dar-lhe os pontos aqui. Considere-os seriamente:

 

1. Quando a oração deixa de ser uma parte vital de uma vida cristã professa, o desvio está presente.

 

2. Quando a busca pela verdade bíblica cessa e a pessoa se torna contente com o conhecimento de coisas eternas já adquirido, não pode haver dúvida quanto à presença do desvio.

 

3. Quando o conhecimento bíblico possuído ou adquirido é tratado como um fato externo e não aplicado internamente, o desvio está presente.

 

4. Quando pensamentos ardentes sobre as coisas eternas deixam de ser regulares e consumidores, isso deveria ser como um sinal de alerta para o desviado.

 

5. Quando os cultos da igreja perdem seu deleite, uma condição de desvio provavelmente existe.

 

6. Quando discussões espirituais profundas são um constrangimento, há certamente uma evidência de desvio.

 

7. Quando os esportes, a recreação e o entretenimento são uma parte grande e necessária de seu estilo de vida, você pode concluir que está ocorrendo um desvio.

 

8. Quando os pecados do corpo e da mente podem ser praticados sem uma revolta na sua consciência, a sua condição de desviado é certa.

 

9. Quando as aspirações por uma santidade semelhante à de Cristo param de dominar sua vida e seu pensamento, o desvio está ali.

 

10. Quando a aquisição de dinheiro e bens materiais se torna uma parte dominante de seu pensamento, você tem uma clara confirmação de desvio.

 

11. Quando você pode pronunciar canções e palavras religiosas sem o coração, tenha certeza de que o desvio está presente.

 

12. Quando você pode ouvir o nome do Senhor ser tomado em vão, questões espirituais ridicularizadas e questões eternas tratadas de forma frívola, sem ser levado à indignação e ação, você está desviado.

 

13. Quando você pode assistir a filmes e programações de televisão degradantes e ler literaturas moralmente debilitantes, você pode estar seguro de seu desvio.

 

14. Quando quebras de paz na irmandade não são motivo de preocupação para você, isso é uma prova de desvio.

 

15. Quando a menor desculpa parece suficiente para afastar você do dever e da oportunidade espiritual, você está desviado.

 

16. Quando você fica satisfeito com sua falta de poder espiritual e não mais busca repetidos revestimentos de poder do alto, você está desviado.

 

17. Quando você desculpa seu próprio pecado e preguiça dizendo que o Senhor entende e lembra que somos pó, você revela sua condição de desviado.

 

18. Quando não há mais música em sua alma e em seu coração, o silêncio testifica de seu desvio.

 

19. Quando você se ajusta alegremente ao estilo de vida do mundo, seu próprio espelho vai lhe dizer a verdade sobre seu desvio.

 

20. Quando a injustiça e a miséria humana existem ao seu redor e você não faz nada para aliviar o sofrimento, fique certo de seu desvio.

 

21. Quando a sua igreja caiu em declínio espiritual e a Palavra de Deus não é mais pregada ali com poder e você permanece satisfeito, você está em uma condição de desviado.

 

22. Quando a condição espiritual do mundo declina ao seu redor e você não consegue percebê-lo, isso é testemunho da sua situação de desvio.

 

23. Quando você está disposto a enganar seu empregador, o desvio é patente.

 

24. Quando você se acha rico em graça e misericórdia e se maravilha com sua própria piedade, então você caiu profundamente em desvio.

 

25. Quando suas lágrimas estão secas e a realidade espiritual dura e fria de sua existência não é suficiente para fazê-las rolar, veja isso como um terrível testemunho da dureza de seu coração e da profundidade de seu desvio.

 

26. Alega falta de tempo para fazer a obra do Senhor.

 

27. Prioriza qualquer coisa em detrimento da parte espiritual.

 

28. Abandona a leitura da Bíblia porque o incomoda.

 

29. Diminui sensivelmente o seu tempo de oração.

 

30. Começa a abandonar os alvos de Deus para a sua vida.

 

31. Tenta contradizer a Bíblia.

 

32. Começa a criticar o que é feito ao Senhor, embora não faça mais nada.

 

33. Admira o que é feito fora da sua Igreja local.

 

34. Começa a sentar-se nos últimos bancos.

 

35. Adota postura solidária aos que estão em erro.

 

36. Tenta convencer os outros que o seu erro está certo.

 

37. Começa a chegar atrasado e faltar nos cultos.

 

38. Finalmente desaparece por completo.

 

39. Se esconde quando é procurado pelo pastor ou pelos irmãos.

 

 

Atenção:

Se você apresentar pelo menos 4 destes sintomas, ou você está se desviando ou você já está desviado, longe dos caminhos do Senhor, preste bem atenção para estas palavras: Amigo, nada é mais triste para o crente do que estar desviado, do que estar desviado; e nada deve prendê-lo a essa situação, porque ela é penosa e desesperadora. Podemos citar alguns exemplos, mas nosso apelo sincero, neste momento, é que você se reconcilie com Deus, e de imediato com a sua Igreja. Volte a trabalhar e seja uma benção!

 

 

O pecado é uma realidade contínua em uma vida piedosa.

 

 

O desviado de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem. Provérbios 14:14.  Uma vida piedosa não é uma vida sem pecado, mas uma vida marcada por fé, obediência e arrependimento. O pecado é uma realidade contínua em uma vida piedosa, assim como o ato de mortificar o pecado. Embora nenhum cristão seja ou possa ser perfeito, ele pode ser maduro.E isso não apenas significa que na igreja nós teremos vários graus de maturidade e piedade, mas também que podemos ter alguns que não estão progredindo na fé, mas, de fato, retrocedendo nela.

 

O que é Desviar-se?

Todos os cristãos são pecadores, mas nem todos os cristãos estão se desviando. Desviar-se não é a perda da salvação (isso é impossível), nem a perda do amor e do cuidado de Deus (a Sua fidelidade permanece para sempre).  Para dizer de modo simples, um cristão desviado é aquele cuja comunhão com Cristo está definhando e cuja fé está se enfraquecendo.

Eu compartilhei alguns potenciais sintomas de uma condição de desvio em uma postagem anterior neste site. Hoje, eu gostaria de direcionar-nos para a cura de um coração desviado.

 

Qual é a Cura?

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” Apocalipse 02:05.

A cura para um estado de desvio não é “deixar nas mãos de Deus”, tampouco se encontra em nossa própria atitude de nos “rededicarmos” a Deus. A cura para a nossa condição é o próprio Senhor Jesus.

 Ele é o Bom Pastor que restaura a alma.

Ele busca e resgata aquele que deixou o rebanho.

Ele mantém o crente em Sua mão e ela não perderá Sua firmeza.

Ele completará a boa obra que começou em nós. Nosso grande Salvador faz aquilo que Seu título implica: Ele salva.

Ele nos salva da nossa condenação, assim como de nossos desvios. 

Mas é preciso agarrar-se à Cura e retornar para ela. Se nós vamos encontrar Nele a segurança do poder do pecado, então devemos olhar para Ele.   

Se você vê a si mesmo se afastando de Jesus, seja para uma religião vazia, imoralidade ou orgulho cego – uma vida vivida à parte do Salvador – então eu encorajo você a olhar novamente para Jesus.

Aqui estão cinco breves palavras sobre o significado disso:

 

Identifique sua Condição Atual

Você não pode retornar a menos que perceba que se perdeu no caminho. Há alguns anos, enquanto eu lia o tratado de Plummer sobre “A Piedade Experimental e Prática”, Deus deixou bem claro para mim que eu havia caminhado para um tipo de trevas espirituais e precisava retornar para Ele. Deus usou aquele livro, alguns sermões e Apocalipse 2 para guiar-me de volta. Contudo, por um longo tempo, eu não estava sequer consciente de que me encontrava em um estado tão mau e, até que eu percebesse isso, não seria possível retornar. “Lembra-te, pois, de onde caíste” Apocalipse 02:05.

 

Medite em Cristo e Sua Obra

Se nós devemos ser capturados pela glória de Jesus e levados a adorá-Lo por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele fez pelos pecadores, então nós precisamos olhar para essas coisas repetidamente. Nunca é possível retornar para Jesus à parte da Palavra de Deus. Quando nós respondemos a Ele, estamos respondendo à Sua palavra. Nós nos encontramos em um estado de desvio porque, em parte, nós perdemos de vista a glória de Cristo. Então nós precisamos vê-la novamente. “Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” Colossenses 03.01,02.

 

Ore a Deus pela Graça da qual Você Necessita

O fato de que podemos retornar é graça. O fato de que nós vamos retornar é uma promessa feita por Deus! Você está consciente de sua condição? Você quer ser reavivado? Talvez você esteja tão frio que nem sabe se realmente o quer. Ore para que Deus faça aquilo que Ele prometeu e cure seu desvio. “Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles.  Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide” Oséias 14:04,07.

 

Arrependa-se de Todos os Pecados Conhecidos

Como Martinho Lutero famosamente escreveu na primeira das suas 95 Teses, “Quando o nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, disse ‘Arrependei-vos’, Ele fez um chamado para que a vida inteira dos crentes seja constituída de arrependimento”. Nosso problema freqüentemente começa quando esquecemos esse aspecto da vida do Evangelho. O desviado é alguém que se esqueceu da graça do arrependimento. O seu coração se tornou insensível ao seu pecado e ele perdeu de vista a sua desesperada e imediata necessidade por Jesus. Retornar para Jesus requer a dolorosa consciência do nosso pecado e o converter-se dele. “Arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” Apocalipse 02,05.

 

Volte-se para Cristo em uma Renovada Dependência

Aqueles que conhecem a Jesus conhecem um Salvador digno de confiança. Aqueles que se afastaram da comunhão com Ele perderam o senso de que dependemos Dele para receber a graça sustentadora. Nós perdemos a visão de como somos simplesmente necessitados da graça: graça para vir a Cristo, graça para manter-nos com Cristo, e graça para retornar a Cristo. Somente quando reconhecemos nossa atual condição, vemos as glórias de Jesus, buscamos o Senhor para receber graça e nos arrependemos de nosso pecado, é que retornamos ao nosso primeiro amor. “Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.” Zacarias 01,03.  Tudo isso é apenas uma forma mais detalhada de dizer: “Arrependei-vos, e crede no evangelho” Marcos 01,15. É para isso que Deus nos chama diariamente. Quando perdemos essa perspectiva, começamos a nos desviar.

 

 

Um Cristão desviado ainda é salvo?

 

 

Esta é uma questão que tem sido debatida incessantemente ao longo dos anos. A palavra "desviado" (ou "aquele que comete deslize") não aparece no Novo Testamento e é usada no Antigo Testamento principalmente para Israel. Os judeus, apesar de serem o povo escolhido de Deus, continuamente viraram-lhe as costas e se rebelaram contra a Sua Palavra Jeremias 08:09. É por isso que eram forçados a continuamente oferecer sacrifícios pelo pecado a fim de restaurar o seu relacionamento com o Deus a quem tinham ofendido. O cristão, no entanto, tem a seu favor o sacrifício perfeito e definitivo de Cristo e não mais precisa oferecer sacrifícios pelo seu pecado. O próprio Deus obteve a nossa salvação para nós, 2 Coríntios 05:21 e porque somos salvos por Ele, um verdadeiro cristão não pode se desviar sem voltar.  Os cristãos pecam (1 João 1) mas a vida cristã não deve ser caracterizada por uma vida de pecado. Os fiéis são novas criaturas, 2 Coríntios 05:17. Temos o Espírito Santo que produz bons frutos vivendo dentro de nós Gálatas 05:22,23. A vida cristã deve ser uma vida transformada. Os cristãos são perdoados independentemente de quantas vezes pequem, mas ao mesmo tempo devem viver uma vida cada vez mais santa na medida em que crescem mais perto de Deus e mais como Cristo. Devemos ter sérias dúvidas sobre uma pessoa que afirma ser um crente, mas continua a viver uma vida que diz o contrário. Sim, um verdadeiro cristão que cai em pecado temporariamente ainda é salvo, mas, por outro lado, uma pessoa que vive uma vida controlada pelo pecado não é um cristão verdadeiro.
O que dizer de uma pessoa que nega a Cristo? A Bíblia nos diz que se uma pessoa nega a Cristo, então ela nunca verdadeiramente o conheceu. "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós",
1 João 02:19. Uma pessoa que rejeita a Cristo e vira as costas para a fé está demonstrando que nunca pertenceu a Cristo. Aqueles que pertencem a Cristo permanecem com Cristo. Aqueles que renunciam a sua fé nunca tiveram fé verdadeira. "Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo", 2 Timóteo 02:11,13.

 

 

Estudo realizado por Pastor Rogério Costa

Caxias do Sul – 10/02/16

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

O que é inclinação ao pecado?

Data: 07/09/2020 | De: Márcio Vitório

".....como o hino diz, “inclinados a se desviar”

O que significa inclinação? Se inclinação significa constitutividade, como a inclinação do sono, a inclinação do sexo, de comer, se socializar, logo, como posso me livrar dessas coisas? Como posso me livrar de uma necessidade - {[INCLINAÇÃO - segundo Charles G. Finney - avivalista e teólogo do século XVIII para o séc. XIX: Para ver a verdade nesse assunto, é de
importância vital inquirir o que é pecado. Todos aceitam que o egoísmo é
pecado. Comparativamente poucos parecem compreender que o egoísmo é
a totalidade do pecado, que toda forma de pecado pode resumir-se em
egoísmo, exatamente como toda forma de virtude pode resumir-se em
benevolência. Não é meu propósito agora mostrar que o egoísmo é a
totalidade do pecado. Por enquanto é suficiente tomar a admissão de que o
egoísmo é pecado. Mas que é egoísmo? É a escolha da gratificação própria
como um fim. E a preferência de nossa própria gratificação à custa do
máximo bem da existência universal. A gratificação própria é o fim
supremo do egoísmo. Essa escolha é pecaminosa. Ou seja, a moral dessa
escolha egoísta é pecado. Ora, em caso algum nosso pecado é ou pode ser
escolhido por si ou como um fim. Sempre que algo é escolhido para
gratificar a si próprio não é escolhido porque a escolha é pecaminosa;
mesmo assim, é pecaminosa. Não é o caráter pecaminoso da escolha em
que a preferência se fixa como um fim ou por si, mas a gratificação trazida
pelo objeto escolhido. Por exemplo, furtar é pecado. Mas a vontade, no ato
de furtar, não almeja nem termina no caráter pecaminoso do furto, mas no
ganho ou gratificação esperada do objeto furtado. A bebedeira é
pecaminosa, mas o bêbado não intenta ou escolhe o pecado por si ou como
um fim. Ele não escolhe a bebida forte porque a escolha é pecaminosa,
mas, mesmo assim, ela é. Escolhemos a gratificação, mas não o pecado,
como um fim. ]}

Logo, o que vc entende por 'inclinação', na verdade, por si mesma, não é e nem pode ser pecado por si! Ninguém possui uma inclinação necessitada do pecado. Se isso fosse verdade, Deus não poderia condenar ninguém por pecar, uma vez que ele é o autor de toda natureza! E se se tem uma natureza de possuir olhos azuis, se se tem uma natureza de respirar ar, ou água, ninguém nem nada pode ser por isso culpado. Pecado é e sempre será apenas uma escolha última de procurar - a qualquer custo - a própria gratificação, mesmo que seja orando, participando de jejuns intermináveis e campanhas de evangelismo as custas do bem estar da própria família!! O que é o pecado mesmo? Leia tudo, mostre que entendeu e depois se oponha, ou simplesmente tenha bom senso e aceite a lógica da palavra!

project buying generic cialis online safe

Data: 22/06/2020 | De: AbabaspiliaHard

<a href="https://cialisle.com/">buy cialis</a>

brand cialis online

Data: 17/06/2020 | De: AbabaspiliaHard

<a href="https://cialisle.com/">cialis 20mg</a>

Mudar a cor da fonte.

Data: 07/08/2018 | De: Marta

Por gentileza vc pode mudar a cor da fonte para o branco ou um tom mais claro, o azul Royal nao deu pra ler. Obrigada.

Novo comentário