Alfa e Omega

 

Alfa e ómega" são, respetivamente, a primeira e última letras do alfabeto grego clássico (jónico) (α e ω, dito como «το 'Αλφα και το Ωμέγα»).

A tradição cristã1 assimila frequentemente Jesus Cristo2 ou Deus3 ao alfa e ómega. Este conjunto simboliza a eternidade de Deus ou Cristo, que :

está no começo de tudo, referência no primeiro capítulo do Evangelho segundo São João; tudo acompanha até ao fim do mundo (ver a este propósito o Apocalipse do mesmo evangelista).

O jesuíta Pierre Teilhard de Chardin tomou esta metáfora na sua apresentação do ω como final da evolução humana, associado ao α da criação.

Livro de Isaías 44:6 - …Eu era o primeiro, e Eu sou o último, e fora de Mim não há Deus.

Apocalipse 1:8 e 11 - Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Colossences 1. 17. - “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.”

Para entendermos bem o significado da expressão, precisamos saber que alfa e ômega são duas letras do alfabeto grego: Alfa (A / α) – Ômega (Ω / ω).O detalhe interessante é que alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última letra.

Assim, essa expressão quando aparece na Bíblia, por exemplo, nesse texto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Ap 22. 13), significa que Deus está falando de Sua eternidade e soberania. Deus é o início de tudo (Alfa) e irá terminar tudo (Ômega). Ele é o governante soberano e eterno sobre todas as coisas. Vemos isso claramente nas profecias em Apocalipse.

 

Estudo realizado por Pr.Rogério Costa

Caxias do Sul – Fevereiro 2013

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário