A queda do homen - Gn.3

 

Queda do Homem (ou simplesmente a Queda) refere-se à primeira transição humana de um estado de inocência e obediência a Deus, para um estado de culpa e desobediência a Deus”

 

 

Gn.3:01,24

Uma das passagens mais tristes em toda a Palavra de Deus... a queda do homem, sua separação do Deus santo que o criou e o amou.

Então vem o anúncio daquilo que Deus iria graciosamente prover num futuro distante, para atender a necessidade do pecador caído e separado. Maravilhosa verdade.

Aprendamos isso no profundo de nosso coração!

 

 

Vemos em Genensis 1 a criação,

Vemos em Genesis 2 a formação homem e da mulher,

Vemos no Genesis 3 a queda do homem...


Gn 3:1-7         Encontramos a serpente pela primeira vez e seduz a mulher.   Eva comete 06 erros:

(1) Ela não devia ter escutado a serpente quando esta lhe falou.

A serpente é identificada como próprio satanás de forma corpórea, Ap.12:9,10.

 

 

(2) Ela não devia ter falado com a serpente.

Ela não devia ter falado com a serpente porque Deus dissera que não era para falar, porque Deus é soberano e o homem pecador, Sl.130:3

(3) Ela devia ter ficado perto de seu marido.

O homem era o cabeça, o que estava acima de todos, o primeiro, a razão, ela deveria ser sua companheira, seguidora, submissa, ajudadora, estar junto, Gn.2:18.

Idônea quer dizer companheira.

(4) Ela começou a raciocinar... o fruto era: (A) bom para comer; (B) agradável aos olhos, (C) capaz de fazê-la sábia, Gn.3:6.

Aqui ela pecou porque quis ser totalmente auto-dependente e não depender de Deus, ela desprezou a sabedoria de Deus e preferiu a sabedoria humana, uma louca, Pv.1:7

 

 

(5) Ela desobedeceu a Deus, pois comeu o fruto, Gn.3:6,7.

Então se lhes abriram os olhos do entendimento e viram que estavam nus, abriran-lhes juntamente os olhos da malícia... viram que estavam nus... Antes n;ao se envergonhavam, Gn.2:25.

(6) Ela o deu a seu marido para ele comer.

Desde então Satanás tem tido sucesso em trocar a verdade de Deus pelo engano e mentiras,  João 8:44

 Ele levou a raça humana ao pecado, miséria, violência, corrupção e morte; e para o perdido, o lago de fogo para sempre! E ainda assim as pessoas culpam a Deus pela condição atual do mundo.

Gn 3:7,10      Imediatamente após haverem desobedecido a Deus (pois a desobediência a Deus é pecado) eles viram que estavam nus... eles tinha recebido uma consciência... uma má consciência, pois se esconderam de Deus. Uma má consciência sempre nos faz ter medo de Deus.

Gn 3:11  O resultado de um ato de desobediência. O pecado sempre separa de Deus, Is 59:2 - Is.1:15. O pecado sai caro! A condição do mundo hoje é o resultado de um pecado, Sl.24.

Gn 3:15 Isto aponta diretamente para Cristo na cruz, destruindo Satanás Hb 2:14,15 - Rm.16:20

Gn 3:16-17 Que contraste maravilhoso a esta tristeza é o gozo e a paz com Deus que o crente tem por meio da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, Rm 15:13.

 

 

Para finalizar:

Pela desobediência entrou no mundo o pecado, a saber Genesis 3:3.

Aqui inicialmente podemos ver uma inocência de Eva, mas satanás trouxe Eva a pensar sobre o assunto argumentando com ela, Vs.1,5.

Mas em especial não vemos o “comer” da fruta em si como pecado determinante para castigar a humanidade até os dias de hoje, e sim a desobediência.

Se Deus disse não tocar é para não tocar....

Outro fato importante do versículo 3 de Genesis 3 é o fato de à arvore estar no meio do jardim... no centro.... isso significa qiue a obediência é o centro da vontade de Deus., se lhe obedecermos, certamente seremos fatos em tudo, livres do pecado e de castigo.

 

Estudo realizado por Pr.Rogério Costa

Caxias do Sul – 18.04.2012

 

 

Ministério Igualdade Independente

www.ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br

Projeto Plantar

www.projetoplantar.webnode.com

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário